Warning: imagejpeg(): gd-jpeg: JPEG library reports unrecoverable error: in /home/folhadelagoa/public_html/wp-includes/class-wp-image-editor.php on line 420

OS DANOS CEREBRAIS DO AVC

Os exames de rotina, muitas vezes deixados de lado, podem revelar um problema que é cada vez mais frequente entre os brasileiros e que age silenciosamente no corpo, como os sintomas de hipertensão, um fator de risco importante para o AVC (Acidente Vascular Cerebral).

De acordo com a Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares, o AVC é a doença que mais mata os brasileiros. Cerca de 70% das vítimas não retornam ao trabalho devido às sequelas, e 50% ficam dependentes para realizar qualquer atividade.

O rompimento ou a obstrução de artérias no cérebro impede que o sangue irrigue o órgão em sua totalidade, danificando as funções dos neurônios e, consequentemente, comprometendo o bom funcionamento e as funções cognitivas de acordo com a área atingida.

O tratamento e a reabilitação da pessoa vitimada por um AVC dependerá das particularidades que envolvam cada caso. Há recursos terapêuticos que podem ajudar na recuperação das funções afetadas para voltar a ter qualidade de vida. Porém, manter hábitos saudáveis é a melhor maneira de combater a doença.

No SUPERA, as aulas de ginástica cerebral além de proporcionarem o máximo de aproveitamento da capacidade cerebral, alunos com casos de AVC mostraram mais facilidade em memorizar e raciocinar. Como se pode perceber através dos depoimentos ao lado da nossa aluna, Maria de Castro, e de sua filha Eloisa Antunes.

Estimular o cérebro por meio da ginástica cerebral é uma boa atividade não somente para quem já sofreu acidente cerebral, mas para todas as pessoas e todas as idades. A ginástica cerebral é um exercício saudável, que diverte e, ao mesmo tempo fortalece as conexões neuronais.

Leave a Reply